domingo, 9 de outubro de 2011

Memórias de Zeneida Fernandes


Ninguém passa nesse mundo por acaso, cada um de nós somos um propósito de Deus, com sua missão predestinada na terra, seja ela longa ou de curta duração.

Zeneida Fernandes, filha de pessoas humildes, mas de grande respeito dentro da comunidade, Otília e Juca Fernandes, teve uma vida curta, mas podemos dizer que muito contribuiu com a cultura camaraense, pois desenvolveu vários eventos em prol da preservação da história artística local, através de promoção de quadrilhas, teatro e várias outras manifestações.



Foi professora durante muito tempo, contribuindo dessa forma com a educação na localidade, sempre esteve à frente dos eventos promovidos pela Associação dos Moradores de Camará, sendo por muito tempo o braço direito do representante local, Ider Rocha.

Por último, foi responsável pela Agência dos Correios de Camará, função esta que detinha até seus últimos dias de vida.

Traçadas essas linhas, trazemos ao blog uma interessante curiosidade, que é o seu acervo histórico mantido por sua filha Oziane, que guarda memórias locais através de escritos, jornais, e fotos registrando diferentes momentos da história camaraense.

Em seus escritos, encontramos histórias de fatos ocorridos ao longo dos tempos. Em jornais matérias relacionadas à Comunidade, e nas fotos em preto e branco, as marcas do passado, que tem como cenário a rua local e a antiga estrada em momentos bastante remotos.

Apreciem as fotos tiradas em meados da década de 70, e vejam os pais de Zeneida Fernandes, Dona Otília, tão conhecida por todos, e o Senhor Juca, nobre torcedor do Fortaleza, tido como farmacêutico local.





Por fim, a pedido de sua filha  Oziane, reproduzimos mensagem encontrada em seus manuscritos, a fim de homenageá-la.

Não Tenha Medo.
Se você sentir cansado, se achar pesado a caminhada: __Venha até a mim e encontrarás forças.
Se você não conseguir ver a beleza da natureza, se o cantar dos pássaros não soar bem aos seus ouvidos: __ Pense um pouco em mim... No que fiz... No que falei.
Se as flores não cobrirem seu espírito e seu perfume não fizer olhá-los com ternura: __Pense nos espinhos que penetraram na minha cabeça e fizeram o sangue molhar minha face.
Se não conseguir plantar o amor no meio da família, no meio do mundo: __ reflita sobre meu sermão na montanha.
Se alguém ferir seu coração e o fizer chorar: __ chore abraçando a mim que eu o consolarei.
SE seu sorriso se tornar triste: __ olhe para mim e encontrarás razão para sorrir com alegria.
Se as alegrias da vida se tornarem difíceis de subir: __segure na minha mão, que eu ajudarei.
Se alguém lhe disser que eu já era, lembre-se da minha frase: __ Eu estarei convosco até o fim dos séculos.
Se a saudade invadir seu coração: __ agradeça a mim, porquê você já teve momentos felizes.
Se a sua vida estiver dizendo não: __ Venha até a mim que eu ajudarei a dizer sim, mesmo quando ela diz não.
Se você não vê refúgio no irmão que está ao seu lado: __ lembre-se, em mim pode refugiar-se.
Se tem medo de dizer a verdade: __ pense em mim e veja até que ponto teve coragem de dizê-lo.
Se você acha tempo perdido falar de mim pelos caminhos do mundo: __imagine se fosse perdido o meu sacrifício, fiz tudo por você... Aceitei morrer...
Se você tem em vida muitos problemas a resolver: __ lembre-se que sou a solução.
Se você estiver amigos todos os momentos em sua vida: __ Não tenha medo, pois EU SOU A LUZ DO SEU CAMINHO... MUITA PAZ!”
(Autor desconhecido)

4 comentários:

Antonio José Gomes disse...

Essa foi minha primeira professora,em 1991 na escola Vida Infantil, que funcionava no local onde hoje é a casa do Senhor João Batista, na Rua Chico Coité.

Anônimo disse...

Lamento mt pela minha amiga que nos deixou mt cedo, sinto mts sdds dela, que Deus a tenha!

Mocinha.

Ider/vereador disse...

Essa realmente foi uma pessoa de bem da Comunidade. Sinto muitas saudades dela. Mim ajudou muito nessa minha caminhada. Que Deus a tenha num bom lugar.

paulety disse...

Posso falar nessa mlr com total convicção,pois,durante o tmp q morei em Camará ela foi uma confidente,concelheira,enfim,uma grande amiga.Uma grande mlr a qual agregava inumeras qualidades e q sem sombra de duvidas deixou um grande vazio e muitas saudades !!!