segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma manhã de cultura na casa da Tafinha

Ter a oportunidade de dialogar com pessoas que ultrapassam gerações trazendo consigo um arquivo do desenvolvimento da história de um povo, é um privilégio aproveitado por poucos. Tafinha e tia Filó, personalidades ilustres de nossa terra, guardam muitas histórias presenciadas no decorrer de suas vidas.

Em momentos descontraídos pode se deliciar com suas lembranças, que brotam naturalmente em um simples bate papo. Possuidoras de vários objetos antigos fazem de sua casa um verdadeiro museu, onde o guia são as próprias moradoras.

Filhas de Zacarias da Mota e de Joaninha Cavalcante, contam vários momentos de suas vidas, que na realidade, traduzem a evolução histórica da localidade, tendo sido influentes em vários momentos marcantes, principalmente no que diz respeito à igreja católica, desde a construção do atual prédio na década de trinta, até o presente momento.

Em uma manhã de clima agradável, com neblina e frio característico de nossa serra, e ainda com direito a café com tapioca e queijo, as duas revelaram interessantes histórias de suas vidas, de seus pais, de seus irmãos e de toda a comunidade.

Posteriormente, tais narrações serão descortinadas no blog, onde todos poderão reviver, através de fotos e fatos, grandes momentos como o dia a dia durante a construção da igreja, as profissões desempenhadas, as manifestações culturais desenvolvidas na época, dentre várias outras situações.

Acompanhem o blog para ficar por dentro de todas essas curiosidades, trazidas ao presente com vistas a preservar nosso patrimônio imaterial.

Um comentário:

Luciana disse...

Também já tive a oportunidade de ouvir algumas histórias de Dona Tafinha, além de provar seu doce de leite delicioso...Doces momentos vividos no Camará!