terça-feira, 31 de maio de 2011

O Rally dos Buracos, por Monarci Sátiro de Souza Filho

A literatura de cordel é uma das manifestações culturais mais conhecidas no Nordeste, e revelou grandes poetas, como Patativa do Assaré. Por meio de tais folhetins os artistas contam histórias que marcam importantes acontecimentos, como “a surra que lampião levou”, contada por Francisco Zênio.

Abaixo, desenrola-se em versos o acontecimento que coroou o protesto contra as péssimas condições da BR 222, contados por Monarci Sátiro, “o monarca do sertão”, graduado em Ciências Contábeis, graduando em Direito e pós graduando em Direito do Trabalho e Previdenciário.

Meu amigo me desculpe
Quanto tempo a gente apanha
Sofrendo nessas estradas
Nessa peleja tamanha
E o senhor ainda acha ruim
Só sendo pouca vergonha.

Corra atrás do prejuízo
Respeitando o cidadão
Honre a pasta que defende
Vê se muda de opinião
Dê conforto e segurança
A grande parte da nação.

Quem quiser sofrer na estrada
É só vir para o nordeste
Toda malha está furada
Seja lá de Leste a Oeste
É buraco que nem presta
Pois não tem mais uma que preste.
                       
É ladrão pra todo lado
Atacando nas barrocas
E o povo pagando o pato
Que é que é isso meu? Pirocas!
E você no gabinete
Escutando só fofocas.

Tira a bunda da cadeira
E procura o que fazer
O que o governador disse
É verdade e pode crer
Isso é só o que o povo pensa
Mais não consegue dizer.

Hoje o povo vai à rua
Entalado na garganta
Unidos em uma só força
Não faça do povo uma anta
Pois o povo não é mais besta
Com qualquer coisa se espanta.
                     
Vai acontecer o protesto
No domingo de manhã
E será no dia quinze
Pra você meu irmão e minha irmã
E não esqueça a sua bandeira
Cor preta de quem sou fã.

E a concentração será
Na cidade de Sobral
Oito horas da manhã
E em clima de carnaval
Onde eu vou estar presente
Na minha pick-up legal.

O que motivou o protesto
Foi a falta de respeito
Por quem usa essas BR’S
Que parece não ter jeito
Onde só se vê buraco
E os carros sentindo o efeito.
                    

O DNIT fecha os olhos
Sem se quer ter solução
Deixando o povo a mercê
E de péssima relação
Com os políticos do Estado
Nessa manifestação.

E o trajeto a percorrer
Vai ser longo com certeza
Passando na Irauçuba
Itapajé, que é só beleza
Inclusive no Umirim
Pois é lá a maior tristeza.

Pra quem roda nas estradas
Sendo essas as federais
Que também cortam o Curu
Pois buraco lá é demais
Inclusive o Croatá
Também não fica pra trás.
                    
E o protesto ganhou forças
Dos prefeitos da região
Inclusive deputados
Secretários em união
Com o Senador Inácio Arruda
E o CID na direção.

Dê o seu jeito Seu Ministro
Que o povo vai dar respostas
Pra o senhor que não faz nada
Só fez foi virar as suas costas
Depois quer dar uma de inocente
Rezando com as suas mãos postas.

E aqui eu já vou terminando
Não pense que eu boto pilha
Pegue o seu jeguinho meu irmão
Bote a cela e arroche a silha
Vá simbora com a sua laia
Junte os seus pano e a quadrilha.
                          FIM

Nenhum comentário: