terça-feira, 24 de maio de 2011

Até chegar a energia elétrica!

Em fins da década de 70, a população camaraense foi contemplada com a chegada da energia elétrica, fato bastante comemorado e que mudou significativamente a vida das pessoas.

A partir daí os camaraenses puderam realizar alguns serviços no período noturno, como estudar, por exemplo. Puderam ainda se utilizar de algumas comodidades proporcionadas pela eletricidade, como o uso da geladeira.

Trocaram alguns objetos movidos a outros tipos de energia, como o ferro a brasa, o rádio a pilha, a máquina á mão e à pizadeira, por produtos movidos à eletricidade. Deixaram de ouvir a novela pelo rádio para assistir pela televisão.
Acontece que antes da chegada da energia elétrica, as pessoas comemoraram de forma igualmente festiva, a chegada do querosene, tal fato foi revelado por tia Filó, que diz que o produto trouxe grandes facilidades ao povo, principalmente as costureiras, como sua mãe, Sra. Joaninha Cavalcante, cujo labor adentrava ao período noturno.

Antes do querosene, os moradores se utilizavam de uma forma artesanal para se iluminar a noite, era a denominada “tripa de gato” que era a mistura do algodão com mamona pisada em forma de pavio, como aqueles utilizados com lamparina.

Aqui, mais uma curiosidade relatada pelas queridas Tafinha e tia Filó, que revelaram que confeccionavam esse produto para sua mãe costurar à noite.

Nenhum comentário: