sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Josefa Cavalcante Mota: 90 Anos de Dedicação e Compromisso com a Igreja


É com enorme satisfação que o Blog Camará em Destaque, presta sua homenagem a uma das mais importantes personalidades vivas da localidade, Josefa Cavalcante mota, mais conhecida como Tafinha.

A seguir seu rico histórico, com informações prestadas por seu sobrinho Ernando Mesquita, presenteando os internautas, com tão bela trajetória, marcada pelo empenho despendido a vida religiosa, se configurando como o ícone da religiosidade camaraense.


Nascida aos 13 de Agosto de 1921, em Camará, filha de Zacarias da Mota Filho e de Joana Barbosa Cavalcante. Um casal que vivia a exemplo de fé cristã. Essa era uma educação prioritária para seus filhos, e isso fez com que Tafinha dedicasse sua vida aos trabalhos religiosos.

Aos 17 anos de idade assumiu o trabalho de catequese, aceitando o convite do Padre Francisco de Assis Portela no ano de 1938. Logo após tomou parte na Congregação de Filhas de Maria no dia 23 de novembro de 1943 pelo Pe. Vigário Paulo Ferreira de Almeida, na Paróquia de Itapajé.

Foi presidente da Cruzada Eucaristica em 1950 convocada pelo Pe. Francisco Melo. Por ser uma jovem que já se dedicava nesse trabalho com a senhora Lourdes do João Mundoca, recebeu a chave da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no dia 20 de Agosto de 1955, das mãos do Pe. Antonio Moreira Filho, 1º Vigário de Assunção, seguida das palavras “receba enquanto passa um sereno”.

Foi escolhida pelos componentes da Diretoria do Circulo Operário para assumir a tesouraria em 1960, e em 1961 foi zeladora do Apostolado da Oração. Atualmente, realiza preparações para batismo, 1ª Eucaristia, crisma e matrimonio, sendo que tais funções são exercidas desde 1978, pela ordem do Pe. Estevão Rudnick.

Hoje Tafinha completa o seu nonagésimo aniversário natalício e setenta e quatro anos pelo o reino de Deus, e a incansavelmente continua respondendo um “SIM” ao chamado do Senhor.

No decorrer de todo esse tempo, muitos Padres tiveram a alegria de poder contar com o zelo e o trabalho pastoral da Tafinha. Foram eles: Pe. Moreira, a qual entregou a chave da Igreja, Pe. Jorge, Pe. Estevão, Pe. Antonio Simplício, por duas vezes, Pe. Beto, Pe. Marques, a qual chama de seu filho, Pe. Arão, Pe. Farias e Pe. Danízio atualmente, vale ressaltar que o Pe. Pascoal também teve a oportunidade de conviver com a Tafinha por três vezes, quando assumiu a paróquia de assunção e conseqüentemente a capela do Camará.

E por todo esse trabalho prestado goza do respeito de toda a Comunidade, sendo exemplo para todos, e uma marca viva da religiosidade dos camaraenses, que muito lhe deve.

Querida Tafinha, motivo de orgulho para todos nós, sinta-se agraciada por todos os seus conterrâneos, que sem dúvida se curvam diante de sua magnitude, e que esse sereno perdure por muitos e muitos anos, para que possamos nos sentir acobertados pela sua responsabilidade e empenho para com a igreja, mantendo viva essa chama que nos aproxima do divino, e que ele lhe cubra de bênçãos nesse momento tão especial.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!

Colaboração: Vereador Ernando

2 comentários:

Antonio José Gomes disse...

Parabéns querida pela passagem dessa data tão especial para todos nós, você é um exemplo para todos, sinta meu carinho e receba minhas felicitações!!

Ider/vereador disse...

Tafinha realmente você é uma pessoa que jamais irá deixar de conviver com a comunidade de Camará. Porque você tem um passado que dispensa qualquer comentario. Fico muito feliz em ver você completando 90 anos e também de fazer parte do bloco de seus amigos. Um abraço e que Deus te abençoe, nesta data tão importante não só pra você mais para todos nós Camaraenses.