sexta-feira, 22 de julho de 2011

Antonio Henrique de Mesquita

Em continuidade ao trabalho de divulgação de grandes nomes da localidade, trazemos ao blog a história de Antonio Henrique de Mesquita, mais conhecido como Antonio Nonato.

O nome aqui retratado foi possuidor de grande prestígio para com a população local, filho de uma família bastante tradicional, Henrique de Mesquita, descendentes de portugueses, também foi um grande contribuidor para desenvolvimento local.

Irmão de Adalgiza Henrique Rocha, hoje a moradora mais antiga da localidade, de quem já tive a oportunidade de ouvir várias histórias do então homenageado.

A trajetória do avô do conhecido comerciante Antonio Hermilson e do nobre vereador Ernando Mesquita, será contada em texto de autoria de sua neta Filomeninha Cavalcante Rocha a seguir reproduzido:

Nascido na localidade de Camará, em 30 de setembro de 1908, filho de Adália Henrique de Mesquita e Raimundo Nonato Rodrigues, família de origem humilde que pautada no trabalho árduo e na honestidade destacou-se socialmente através do próprio esforço.

Seu primeiro casamento, ainda bem jovem, com sua prima, Maria Rodrigues de Mesquita, vulgo Maroca, deu origem a sete filhos, a saber: Almerinda, Argentina, Auzerina, Aurila, José e dois já falecidos. Logo após seu casamento tiveram que mudar de Cidade, passando a residir em Belém, no entanto, sem êxito em sua nova moradia, retornou a sua terra de origem, Camará.

Ficou viúvo e após dois anos de viuvez casou-se novamente, união socialmente bem aceita, com a jovem Maria Carneiro de Mesquita, com a qual teve mais vinte e um filhos, hoje sete falecidos. Os atualmente vivos são: Aprodígio Ideuzuite, Eleuzina, Edileuza, Joel, João Batista, Raimundo Francisco, Henrique, Eura, Rita, Luzia, Noé e Rizoneide.

Com a nova esposa mudaram-se novamente, vivendo um período significativo na localidade de Balaio, mais especificamente dez anos e mais uma vez retornaram ao Camará.

Cidadão renomado, carregado de muitas qualidades, tais como honestidade, responsabilidade, ética e justiça, valores que o fizeram ídolo de toda sua família, assim como de toda a comunidade.

Em razão dos mesmos valores, o Sr. Antonio Tabosa Braga, representante político do Distrito de Assunção – Itapipoca, o nomeou delegado de polícia, mesmo sem possuir cursos que garantissem tal função, e a partir de então, recebeu a missão de lutar para manter a paz social e instituir a ordem no referido local.

Com notável personalidade, eram visíveis os traços que marcavam sua religiosidade, católico atuante, lia a Bíblia cotidianamente chegando ao total de onze leituras completas do referido livro salvífico.

Era ainda, um excelente violonista, entoava canções de época que envolvia vizinhos e amigos tornando os ambientes prazerosos e enriquecendo as rodas de conversas.
Pai por excelência e esposo inigualável, deixou registros fundamentais na personalidade de seus filhos, cidadão lutador, conhecedor de seus direitos e deveras cumpridor de seus deveres.

Faleceu em 03 de maio de 1991 data em que completava 50 anos de falecimento de sua primeira esposa. A família hoje, como durante toda a sua vida o tem em saudosa lembrança como um herói e motivo de orgulho para todos.

12 comentários:

Dr Ider/Vereador disse...

Excelente a publicação sobre a vida do Tio Toinho na localidade de Camará, eu o conhecí bastante, realmente foi um grande homem

conceição disse...

parabéns Antonio josé pela sua brilhante ideia de publicar a vida do meu avô Antonio nonato, fico feliz por saber que outras pessoas poderam ter acesso a historia de vida desse que foi um grande exemplo pra todos nós.

Antonio José Gomes disse...

Muito obrigado Conceição, continue acessando e comentando, seu avô que era brilhante, muito querido por toda a comunidade, um dos melhores amigos de meu avô, dessa forma jamais poderia ficar de fora, sua história deverá ser imortalizada no meio camaraense!!!

antonio luan mesquita fonseca disse...

fiquei orgulhoso com a publicação dessa matéria, pois meu bisavô é merecedor, ele não pode ser esquecido, tem que estar vivo na nossa memória que foi um homem de grande caráter.

Cristina disse...

Antônio José, sou neta do Antônio Henrique, moro em SP e adorei ver a história dele!!!!!!!!!
Parabéns pelo blog!!!!!

Eura disse...

Antônio José, fiquei muito orgulhosa
de ver a publicação sobre a história de meu pai.
Parabéns

Antonio José Gomes disse...

Luan, você é um garoto super inteligente, muito bacana seu comentário.

D. Eura e Cristina, fico muito feliz por ter agradado, ele é merecedor, prova disso é a manifestação de três gerações, demonstrando carinho e admiração por ele.

Henrique disse...

Antônio José, sou o Noé filho mais novo desse grande Homem, e fiquei emocionado e muito feliz em ver o que você publicou sobre meu pai, sou suspeito em falar, porém, ele foi exatamente assim, e será para sempre em nossa memória, motivo de orgulho em todos os sentidos.
Em especial, um excelente esposo, pai maravilhoso que soube educar todos seus filhos com ensinamentos fundamentais,para tornar seus filhos pessoas éticas, honestas, em fim, no mínimo pessoas do bem.
Algo que nos dias atuais diante de tanta modernidade e tecnolgia, infelizmente percebemos fugir do controle dos pais conseguir educar seus filhos com estas qualidades, que na minha opinião são fundamentais.

Cara, você está de parabéns pelo seu bolg, ótimo trabalho, continue divulgando a História de nosso povo, nossa região, em fim... nossas raizes.
Um grande abraço.

Antonio José Gomes disse...

Bacana é ver o quanto vocês valorizam a história de seus pais, eu que fico orgulhoso e contente!

Muito obrigado Noé, continue visitando o blog!

Anônimo disse...

Parabéns, sentimos honrados com maravilhosa notícia.

Gislene Alexandrino disse...

Que Orgulho em saber que meu Bisavô foi um grande homem!, Apenas me encoraja ainda mais a buscar as raizes dessa tão estimada familia.
Com toda gratidão que há no meu coração neste momento, só posso te dizer Antonio José Gomes: Muito Obrigada!!!

Anônimo disse...

Eura, por favor, você sabe o nome dos seus Bisavós? Os pais de Raimundo?