sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Igreja centenária de N. Sra de Nazaré

Há mais de cem anos a fé é profetizada em nossa localidade, a culminação da religiosidade local fora concretizada com a construção da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos católicos camaraenses.

A construção do monumento foi idealizada por Mundoca Ferreira e Josefa Camará, dois líderes da comunidade naquela época, o terreno para construção foi uma doação feita pela religiosa alí mencionada, conta com uma grande extensão territorial abrangendo grande parte do núcleo urbano local, perpetuando-se até hoje pelo regime jurídico denominado enfiteuse, onde os moradores daquela terra devem pagar uma taxa anual, conhecida juridicamente como foro, e popularmente como fóro.

A Igreja fundada em 19 de setembro de 1908, teve seu prédio ampliado e modernizado em fins dos anos 20 e ínicio dos anos 30, ganhando modelagem inspirada no estilo barroco, com barras na estrutura externa, arco e altares no interior. o piso em azulejo fora colocado na década de 50 pelo Sr. Moisés, permanecendo em perfeitas condições.

Em 2008, a comunidade religiosa local, filhos e filhas de Camará, residentes em outras localidades, e toda a região circunvizinha, realizaram a grande festa do centenário.

Referida obra de arte é para os camaraenses um marco da história que permanece viva em decorrência deste ícone da região serrana.

Por falar em ícone, lembramos de nossa querida Tafinha, zeladora de nossa capela.


Por tais considerações, observamos a necessidade de preservar intacta a estrutura do prédio, por ser para todos motivos de orgulho e preservação da história viva de CAMARÁ!!!

Igreja Assembleia de Deus


A religiosidade do povo camaraense possui destaque também em relação ao protestantismo, tendo em vista que consta em seu histórico, o status de pioneiros na condição de evangélicos. Tal condição deve-se ao fato de que o surgimento da igreja evangélica Assembleia de Deus em Camará ocorreu praticamente em concomitância com Lagoinha e Itapajé.

Conta-se, que sua origem é decorrente da evangelização praticada por Adriano Nobre, pastor missionário, que realizou tal pratica no município de Itapajé na década de 40.

Os primeiros evangélicos de Camará, se converteram através de uma família residente no Sítio, que tinha como patriarca o Sr. Anastácio Pinto de Mesquita, que tornou-se adepto de tal prática no ano de 1949, a partir deles, tornaram-se evangélicos, tornando-se os primeiros de Camará em tal condição, a ilustre Sra. Perpetua e  o Sr. Lourival, dando origem a essa nova prática religiosa.

Em decorrência de tal situação, a renomada família Gomes Rocha, tornou-se pioneira na localidade, na condição de evangélicos, e foi de tal família o surgimento da ideia da construção de um templo para realização de seus cultos, que se concretizara já no ano de 1950, em terreno doado por Francisco Gomes da Rocha, popularmente conhecido como Chico Coité.