segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pioneira na Educação dos Camaraenses

Hoje voltamos a reproduzir fatos que traduzem a evolução da localidade no tempo, trazendo ao conhecimento de todos, a história de uma das primeiras escolas, contada por uma das pioneiras na condição de professora da comunidade.
Maria Eudes de oliveira, filha de Severiano Ximango e sua primeira esposa, Maria de Lourdes Oliveira, concluiu o curso de admissão em Itapajé em 1950.
Conta ela, que em 1951 na administração de Raimundo Vieira, foi contratada pelo município de Itapajé para prestar serviços educacionais em Camará, sendo que sua primeira sala de aula funcionava na sacristia da igreja e só depois passou a funcionar no grupo escolar, sendo que ainda lecionou em sua própria casa.
Ainda em 1951, precisamente em 19 de Setembro, data do encerramento da festa da padroeira, se casou com o conhecido desportista Antonio Vaz, com quem teve cinco filhos, Orlando, Arlindo, José, Geraldo e Antonio.
Em sua época eram professoras, a Sra. Maria de Lourdes, e Santinha, esta sobrinha do vice-prefeito da época, Dioclides Ferreira, que ensinava o Mobral, no período noturno.
Foi educadora durante 11 anos, onde teve a oportunidade de ensinar várias pessoas conhecidas, como os filhos do Mundim Rozendo, do Lelim Coité, do Paulo Chichico, do João Severiano, do João Farias, dentre vários outros.
Comenta sobre a contraprestação, revelando que o profissional da educação em sua época também não tinha a devida valorização.
A professora aqui retratada se mantém sempre informada, gosta de se atualizar sobre os diversos assuntos da atualidade, acompanha as sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, e se mostra sempre por dentro dos assuntos em pauta.
Lamenta o desrespeito ao piso salarial estabelecido mediante Lei Federal aos profissionais da educação, e tem conhecimento acerca da discussão levada ao STF sobre a constitucionalidade de referida lei, que obteve improcedência do pedido.
Revelamos aos visitantes do blog que é sempre muito agradável conversar com ela, pioneira na educação dos camaraenses, também se mostra apaixonada pela localidade, e guarda muitas histórias do povo local.
Curiosidade: Na foto, com 26 anos de idade, quando ainda era professora na localidade.
Fique por dentro: Amanhã fique informado sobre a Lei que institui o piso salarial nacional para professores.

Nenhum comentário: