quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ordem de Serviço de Pavimentação de Ruas de Camará.


No último dia 13 a população camaraense pode acompanhar o pontapé inicial pra concretização de mais um sonho, ou seja, a pavimentação de Ruas do povoado em pedra tosca.

O projeto idealizado pelo vereador Ider com o apoio da Deputada Federal Gorete Pereira, beneficiará os moradores das Ruas Mariano Ferreira, Conceição Oliveira e Filomeno de Oliveira, deixando o Distrito quase todo pavimentado, restando apenas as Ruas Manoel Gomes da Rocha e Zeneida Fernandes, as mais novas do povoado.

O evento realizado para a formalização legal da Ordem de Serviço ocorreu na Praça da Igreja e contou com a presença de várias autoridades, como o Prefeito Marques Mota, o Secretário de Infraestrutura Fernando Batelão, do líder político Elihú Lira, dos Vereadores Ernando Mesquita, Haroldo Mota, Raimundo Polícia e a vereadora Estelinha, além dos idealizadores do projeto, Vereador Ider Rocha e a Ilustre Deputada Gorete Pereira.




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ação de Graças Pelos 90 Anos da Tafinha!

Explorar o passado é sempre muito interessante, pois desvendamos contos, fatos e histórias, místicas e reais que despertam a curiosidade de cada um, acionando o imaginário e nos reportando a um passado distante ou até mesmo um passado que não vivemos.

A constante construção da história garante tais sensações para as gerações futuras, que poderão se deleitar com o nosso presente.

No entanto, podemos afirmar que construir essa história desperta sensações das mesmas dimensões, prova disso foi a celebração histórica dos 90 anos de Tafinha, onde reuniu toda a comunidade para com a aniversariante celebrar em ação de graças.

Nos sentimos privilegiados em poder fazer parte desse momento, que ficará registrado na memória de todos os camaraenses, e retratado no blog Camará em Destaque para que todos os visitantes possam sentir tamanha emoção.












sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Josefa Cavalcante Mota: 90 Anos de Dedicação e Compromisso com a Igreja


É com enorme satisfação que o Blog Camará em Destaque, presta sua homenagem a uma das mais importantes personalidades vivas da localidade, Josefa Cavalcante mota, mais conhecida como Tafinha.

A seguir seu rico histórico, com informações prestadas por seu sobrinho Ernando Mesquita, presenteando os internautas, com tão bela trajetória, marcada pelo empenho despendido a vida religiosa, se configurando como o ícone da religiosidade camaraense.


Nascida aos 13 de Agosto de 1921, em Camará, filha de Zacarias da Mota Filho e de Joana Barbosa Cavalcante. Um casal que vivia a exemplo de fé cristã. Essa era uma educação prioritária para seus filhos, e isso fez com que Tafinha dedicasse sua vida aos trabalhos religiosos.

Aos 17 anos de idade assumiu o trabalho de catequese, aceitando o convite do Padre Francisco de Assis Portela no ano de 1938. Logo após tomou parte na Congregação de Filhas de Maria no dia 23 de novembro de 1943 pelo Pe. Vigário Paulo Ferreira de Almeida, na Paróquia de Itapajé.

Foi presidente da Cruzada Eucaristica em 1950 convocada pelo Pe. Francisco Melo. Por ser uma jovem que já se dedicava nesse trabalho com a senhora Lourdes do João Mundoca, recebeu a chave da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no dia 20 de Agosto de 1955, das mãos do Pe. Antonio Moreira Filho, 1º Vigário de Assunção, seguida das palavras “receba enquanto passa um sereno”.

Foi escolhida pelos componentes da Diretoria do Circulo Operário para assumir a tesouraria em 1960, e em 1961 foi zeladora do Apostolado da Oração. Atualmente, realiza preparações para batismo, 1ª Eucaristia, crisma e matrimonio, sendo que tais funções são exercidas desde 1978, pela ordem do Pe. Estevão Rudnick.

Hoje Tafinha completa o seu nonagésimo aniversário natalício e setenta e quatro anos pelo o reino de Deus, e a incansavelmente continua respondendo um “SIM” ao chamado do Senhor.

No decorrer de todo esse tempo, muitos Padres tiveram a alegria de poder contar com o zelo e o trabalho pastoral da Tafinha. Foram eles: Pe. Moreira, a qual entregou a chave da Igreja, Pe. Jorge, Pe. Estevão, Pe. Antonio Simplício, por duas vezes, Pe. Beto, Pe. Marques, a qual chama de seu filho, Pe. Arão, Pe. Farias e Pe. Danízio atualmente, vale ressaltar que o Pe. Pascoal também teve a oportunidade de conviver com a Tafinha por três vezes, quando assumiu a paróquia de assunção e conseqüentemente a capela do Camará.

E por todo esse trabalho prestado goza do respeito de toda a Comunidade, sendo exemplo para todos, e uma marca viva da religiosidade dos camaraenses, que muito lhe deve.

Querida Tafinha, motivo de orgulho para todos nós, sinta-se agraciada por todos os seus conterrâneos, que sem dúvida se curvam diante de sua magnitude, e que esse sereno perdure por muitos e muitos anos, para que possamos nos sentir acobertados pela sua responsabilidade e empenho para com a igreja, mantendo viva essa chama que nos aproxima do divino, e que ele lhe cubra de bênçãos nesse momento tão especial.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!

Colaboração: Vereador Ernando

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A história contada em Fotografias!

A história costuma ser contada através de fatos, que de alguma forma contribuíram para a transformação da sociedade, observada como um todo.

O blog tem trazido importantes registros aos internautas que visitam esta página, com vistas a imortalizar a história local, seja do desenvolvimento da própria, seja das grandes personalidades que aqui habitaram.

No entanto, é possível traçar o perfil dos visitantes, que sempre procuram por imagens, fazendo aquelas postagens que possuem fotografias, serem as mais acessadas.

A história da fotografia nos reporta ao século XIX, descoberta do francês Louis Daguerre, precisamente em 1835, onde se iniciou um processo de aprimoramento, que nos traz até a era digital.

A fotografia passou a ser uma grande ferramenta de registro de fatos e momentos.

A fotografia em preto e branco, revelada em papel linho, predominou durante muito tempo e possui uma qualidade inconteste, atravessando gerações e trazendo ao presente, simples e importantes momentos.

Vejam também a foto de Adalgiza e Manoel, cujo cenário é a igreja de Camará em construção.



Antes da fotografia digital, tiveram vários procedimentos para registrar os fatos através de imagens, e um momento importante e encantador, foi à era da câmera que revelava na hora.

O Sr. Armando Ferreira de Sousa, filho de Ana e Severiano, possuiu uma na década de 80, e em visita deste a sua terra natal, Camará, registrou várias pessoas, com vistas a levar de recordação para São Paulo, iniciando seu rico acervo de imagens do Camará antigo.

Vejam fotos da época tirada em uma câmera do tipo, observem na imagem várias personalidades locais.



A era dos negativos perdurou por muito tempo, no entanto foi superado pela era digital que predomina atualmente.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Papo em Dias na Mercearia do Severiano!


Ainda é comum a reunião de amigos em bares e mercearias, com a finalidade de conversar sobre os acontecimentos contemporâneos, política, futebol e religião são os principais assuntos.

Em outros momentos não era diferente, e no Camará, esse ponto de encontro era na mercearia do Severiano, este aqui já retratado.

Os senhores Zacarias da Mota, Antonio Nonato, Juca Fernandes, Manoel Juvenal, Assunção Ferreira e Chico Ferreira eram visitantes cativos e o momento do papo era na matina.

Lá se ouvia Luiz Gonzaga e as cantorias, tocadas no rádio, conversavam sobre os assuntos em alta e depois seguiam para seus afazeres.

No entanto, essa rotina não era permanente, sendo que às vezes o papo ficava tão bom que quando se dava conta já tinha passado do meio dia, é o que diz a tia Filó ao lembrar-se de seu pai. Conta ela, que sua mãe aprontava o almoço por volta das dez da manhã, e ficava a esperar pelo Sr. Zacarias, sendo que muitas vezes este chegava às duas da tarde, ao indagá-lo onde estava, ele respondia: “no Severiano, é que começamos a conversar no noticiário e acabamos na escritura e nem vi o tempo passar”.

A escritura, como chamavam, era o assunto preferido do Sr. Antonio Nonato, muito conhecedor, teve a oportunidade de ler por diversas vezes por completo a bíblia sagrada.

O Sr. Juca Fernandes gostava muito era de futebol, e era um fanático torcedor do “Furtaleza” como chamava o leão do Picí, contrariando o Sr. Severiano torcedor do ferroviário.

Outros frequentadores eram o Sr. Lelim Coité, Mundiro Coité, Antonio Coité, Antonio Zacarias e Chico Tomáz.

Colaboradora: Tia Filó