quarta-feira, 29 de junho de 2011

Assembleia Legislativa inicia trabalhos de consolidação de limites entre municípios do Ceará

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta segunda-feira (27/06), audiência pública que discutiu e lançou oficialmente a força-tarefa para acabar com as zonas de litígio intermunicipais do Ceará. Os trabalhos serão realizados pela Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da AL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace). A expectativa é de que um mapa com os limites atualizados do Estado seja lançado no fim de 2012.

Autor do requerimento que originou a atividade e coordenador da mobilização, o deputado Neto Nunes (PMDB) disse que 70% do nosso território sofre com a indefinição de divisas. Segundo ele, alguns impasses já duram mais de meio século. Levantamento prévio feito pela comissão da Assembleia indicou litígios em 48 cidades. “Isso faz com que várias comunidades não tenham acesso ao básico garantido constitucionalmente”, explicou o peemedebista. 

O prefeito de Aratuba, Júlio César Lima Bastos, representou a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece) e considerou fundamental o envolvimento da AL no tema, especialmente quando não houver acordo entre as prefeituras e for necessária a realização de plebiscito para definir a qual cidade o distrito/localidade pertence. “Mas também não podemos mais nos pautar numa cartografia de 1957, que tem distorções”, considerou.

O chefe do IBGE no Estado, Francisco José Moreira Lopes, ressaltou o impacto da delimitação correta dos territórios na coleta de dados para os censos, que buscam retratar o perfil dos brasileiros em seus mais variados aspectos. Ele admitiu a necessidade da atualização dos dados referentes às áreas dos 184 municípios. “Sessenta anos depois da primeira verificação, com o aumento da população e a conurbação (unificação da malha urbana de duas ou mais cidades), algumas localidades estão encravadas em outros municípios”, frisou.

O superintendente do Idace, Ricardo Durval Eduardo de Lima, revelou que o órgão está debruçado num mapeamento minucioso de todos os imóveis do Ceará – e não apenas população. Trabalhos esses previstos para finalizarem em 2013. De acordo com ele, trata-se da maior atividade do gênero da América do Sul, com 68% do Estado submetido à varredura até agora. “Já temos cerca de três milhões de coordenadas georreferenciadas. Cada imóvel terá suas coordenadas”, adiantou.

Já o diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba Barreto, garantiu que o Estado alcançará o mesmo nível de detalhamento de divisas existente hoje em Santa Catarina. A mobilização encabeçada pela Assembleia espelha-se na força-tarefa capixaba.

Ele citou a existência de um projeto em análise na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para modificar a base cartográfica utilizada no Ceará. “Hoje, ela é de 1 para 100 mil. Queremos parceria com o Exército para ser de 1 para 25 mil. Dará muito mais condição de definir os limites”, sublinhou. A implementação custaria R$ 17 milhões.


DO BLOG:
Já manifestamos nossa opinião acerca do litígio que envolve a localidade de Camará no seguinte postagem:
 http://camaranarede.blogspot.com/2011/03/camara-itapaje_4164.html


A Inexistência de Manifestações Culturais no Município

Nos últimos dias do mês de junho, o mural da rádio Guanacés tem sido utilizado pelos internautas para manifestar-se contrariamente acerca da inexistência de incentivo para a realização das festividades juninas, além de lamentar a cobrança de ingresso para prestigiar os eventos promovidos pelas escolas.

É plausível o posicionamento da população, uma vez que a manifestação da cultura está atrelada ao desenvolvimento social e deve ser promovida em conjunto com o Poder Público com vistas a definir a identidade do povo.

Uma população submetida a uma cultura medíocre ou até mesmo a cultura alguma está propícia a ignorância, falta de educação e até mesmo a marginalização.

Nossa querida terra, Itapajé, berço de Quintino Cunha e pioneira na libertação dos escravos, convive com a inexistência de qualquer manifestação cultural em qualquer data do ano.

Não defendemos a realização demasiada de festas, e sim o incentivo da promoção cultural que pode ser manifestada pelos próprios munícipes, como foi realizado no passado, quando se apoiava o teatro de rua, a literatura de cordel, a revitalização do bordado e a realização de festivais de quadrilhas.

É lamentável perceber que Itapajé deixou se perder grandes talentos por pura inércia do Poder Público.

Aqui fica minha opinião que espero não ser recebida como eivada de cunho político, mas de uma alerta, pois a ociosidade dos jovens itapajeenses pede uma atitude da Administração Pública.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Construção da Nova Praça

Acompanhe em fotos a construção da praça de Camará:







Fotos: Geni Rocha.

Os Fatos por Tarcísio Ferreira (III)

A edição nº 03 do órgão oficial da Câmara Municipal de Itapajé, destacou o encontro de líderes itapajeenses na Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC), no fórum de debates com o tema “Superando os obstáculos ao desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará”.

Não podemos deixar de trazer ao blog os comentários sempre frutíferos do professor Tarcísio Ferreira, que desta feita destacou a realização de obras em Itapajé, que costumam ser realizadas na mão inversa, como a recuperação da malha asfáltica, a reforma das praças, e a ocupação de espaços abertos por estrutura imóvel. Outra crítica do professor foi em relação ao estado da CE 168, que em pouco tempo de construção já se encontra em recuperação.

Foi destacado ainda, a aquisição de cadeiras e refletores para o estádio municipal, pela vereadora Estelinha.

Ótima conquista da parlamentar, é uma pena que tal material será para aquele que nessa gestão passaria a ser apenas uma vila olímpica, já que seria construído um novo e moderno estádio para a população itapajeense, como isto ainda não passa de um sonho, fé e esperança, e para a vereadora, um muito obrigado!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Arraiá no Camará!

O mês de Junho é o mais festivo em todo o Nordeste, festividade genuinamente nordestina, se mantém viva seguindo a tradição, e propagando a nossa cultura.

Em Camará, as famílias costumam fazer fogueiras sendo que algumas já são tradicionais, como a da Rita do Zé Moisés, que desde criança tive a oportunidade de participar de várias, sempre em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, de qual a anfitriã é devota.

Antes era comum passar a fogueira, para nas bênçãos do Santo fazer compromisso de apadrinhamento, se fazia as simpatias para arranjar casamento, e se curtia a festa comendo milho e batata assada.

Também tem fogueira no Chagas do Pompilho, no Chagas Borges, no Israel, na Tafinha e da D. Terezinha, sendo que esta última tem se festejado com a realização de quadrilha.

Em meus tempos de criança, o mês junino era fechado com uma grande quadrilha, sempre realizada em frente o Valderí, sendo que uma das mais típicas foi realizada em 1994, em um dia de jogo da Copa do Mundo, ao som do sanfoneiro da terra, José Mauro.

Em 2005 também foi realizado uma festa dentro dos moldes mais tradicionais, com o apoio do prefeito e vice-prefeito da época, Dr. Kelsey e Dr. Ider, comandada pelo sanfoneiro Antonio Júlio, o arraiá tinha ainda várias barracas típicas de festa junina.

A escola Antonio Pinto de Oliveira continua realizando a festa junina, que encerra o semestre letivo garantindo a tradição ao som de arrasta-pé, quadrilhas e comidas típicas.

Segundo informações do funcionário da escola, Rodrigo Oliveira, este ano a festa será realizada em 01 de julho. 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Camará, por Gilberto Gil

O nobre cantor brasileiro, Gilberto Gil, cantou o inicio da globalização através da música parabolicamará, que resultou das mudanças percebidas nos primeiros anos da década de 1990, fruto das voltas que o mundo dá. 


A palavra Camará, com presença marcante na letra do autor baiano, significa, segundo ele, “a maneira que os jogadores de capoeira, a luta lúdica afro-abrasileira, escolheram para chamar seus parceiros, camaradas, enquanto dançam e cantam”.


No entanto, alguns trechos da música se encaixam perfeitamente a atual realidade de Camará, basta prestar atenção na letra e identificar tais pontos, certificando que mesmo sem ele saber, fomos homenageados por um dos mais influentes artistas nacionais.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pedra do Santo Antônio

Bem no alto da serra do Camará está encravada um ícone da localidade, a pedra do Santo Antônio.

O acesso até a pedra é bastante declinado, ótimo para quem gosta de se aventurar em uma trilha ecológica, lá de cima, além de poder curtir a neblina pela manhã, e o vento frio que corre a qualquer momento do dia, o visitante pode se deliciar com a beleza da serra e apreciar em uma visão única, todo o povoado de Camará.


Conta-se que um senhor camaraense, em um certo dia subiu até o topo do monólito e rogou sua subida ao céu, se preparou e pulou da pedra simulando um voo, no entanto não alcançou seu objetivo, ao contrário caiu em cima de uma vaca que pastava em baixo.


Se o propósito era verídico eu não sei, mas o certo é que ele realmente caiu da pedra sobre a vaca, quebrando uma costela e de uma certa forma não dá para duvidar de sua fé, afinal o monumento é bastante alto, e o mesmo senhor só veio a falecer em sua velhice, muitos anos depois.

Blog Camará em Destaque no Jornal da Câmara

A coluna Sala de Imprensa por Tabosa Filho, do folhetim informativo do legislativo municipal de Itapajé, divulgou em sua última edição, o blog Camará em destaque.

A matéria evidenciou o posicionamento acerca do litígio existente entre os Municípios de Itapipoca e Itapajé, na disputa pelo distrito de Camará, indicando o artigo do blog como leitura recomendada aos leitores.

Siga o link, e fique por dentro do assunto:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma Nova Praça Para a População Camaraense

A população de Camará está sendo agraciada com mais um espaço de lazer, qual seja, a nova praça, que está sendo construída no local onde era o campo de futebol.

Um moderno projeto que começa a sair do papel consolida a localidade como referência em toda a região, em termos de urbanidade, o local contará com quiosques e banheiros, além de um amplo espaço de convivência, que certamente se tornará um ponto de encontro dos moradores.

A nova praça também se destaca pela localização, às margens da CE 168 e em frente ao coqueiro clube, também está encravada na área mais povoada da comunidade, e brevemente contará com um ginásio poliesportivo como vizinho.

Os moradores acompanham a realização da obra com ansiedade e empolgação, além de externar bastante orgulho, por ser a localidade serrana com os traços urbanos mais definidos, e com maior número de opções de lazer.

A materialização do projeto, além de viabilizar o desenvolvimento turístico local, contribui de forma marcante com o crescimento do comércio.

Fique por dentro: O blog acompanhará passo a passo a construção da obra, mantendo os visitantes constantemente informados de como está o desenvolvimento do projeto.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Enfim a Restauração da BR 222.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, assina hoje, em Umirim, no Ceará, a ordem de serviço para restauração da BR-222. A situação atual das estradas federais quer cortam o estado do Ceará tem sido motivo de manifestações de protesto por parte da população, e até mesmo por parte do governo do Estado.
Recentemente o governador Ciro Gomes participou com várias autoridades e profissionais da imprensa de um rally para constatação in loco das condições de trafego nas principais rodovias - consideradas as mais críticas dentre os estados brasileiros.
Durante entrevista à imprensa, após uma explanação de quatro horas na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados sobre as iniciativas do Governo para acabar com o analfabetismo e o investimento no ensino médio e profissionalizante, o governador Ciro Gomes disse que não vai apresentar nenhuma pauta ao ministro Alfredo Nascimento. “Eu não vou encontrar com o ministro e também não quero fazer disto uma questão pessoal”, explicou Ciro Gomes. Quanto a sua participação no “Rally do Protesto”, o governador foi enfático: “Eu fiz um protesto, ecoando o sentimento do povo cearense, que reclama demais do estado das BRs (rodovias federais). Se o ministro vai para o Ceará anunciar algo ação concreta ótimo. É o que o Ceará estava precisando”.

RECUPERAÇÃO
No conjunto de investimentos a serem anunciados hoje pelo ministro Alfredo Nascimento, no Ceará, para recuperação da BR-222, estão cerca de R$ 250 milhões, que serão destinados para a reconstrução nos lotes que alcançam os quilômetros 64,30 ao quilômetro 122,80 (Lote 1), do município de Umirim a Itapajé; o Km 122,80 ao km 179,90 (lote 2) de Itapajé ao distrito de Patos; e Km 179,90 ao km 228,70 (Lote 3) de Patos até Sobral.
O ministro receberá a imprensa para uma entrevista coletiva, prevista para às 11 horas, na sede do DNIT. O deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que participou do “Rally do Protesto”, no dia 15 de maio, faz parte da comitiva do ministro.
Após o encontro com a Imprensa, Alfredo Nascimento e o deputado Danilo Forte farão de carro, a viagem até Umirim, com previsão de chegada às 14 horas, deslocando-se em seguida a Itapajé. Antes, a comitiva passará por Caucaia quando será assinada a duplicação da BR-222 até o Porto de Pecém.
Em Umirim, Alfredo Nascimento fará uma parada para conversar com a população que durante o “Rally do Protesto” chegou a fechar a estrada. Na ocasião, o deputado Danilo Forte entrou em contato com o Ministro Alfredo Nascimento e esse se comprometeu a ir até Umirim. No município, as obras de raspagem e drenagem do perímetro urbano já foram iniciadas 
De acordo com informações da assessoria do DNIT, em Brasília, ao deputado Danilo Forte, as obras de restauração da BR 222 contemplam também a recuperação na Curva dos Frios, e a chamada Curva da Morte, km109-km110, que será substituída por um pontilhão, como meio de reduzir os acidentes na área.
Este contrato que cobre o Lote 1 é no valor de R$ 90,4 milhões e prevê também a restauração das pontes do trecho. O Lote 2 (do Km 122,80 ao km 179,90), no valor de R$ 94 milhões, prevê reabilitação e melhoramentos na rodovia e a restauração de cinco pontes. Já o lote 3, no valor de R$ 70 milhões, prevê a restauração das sete pontes do trecho que compreende o Km 179,90 ao km 228,70, e a travessia urbana de Forquilha.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Piso Nacional dos Professores

Em julho de 2008 o congresso nacional aprovou por meio da Lei Nº 11.738, o piso nacional para os professores, referida norma institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica estabelecendo que nenhum professor da rede pública poderá receber menos que referido piso para uma carga de até 40 horas semanais.
O referido piso salarial é a remuneração mínima que o ente da Administração pública poderá pagar aos profissionais do magistério.
A Lei prevê ainda, que os valores para o pagamento do piso nos Estados e Municípios poderá ser complementado pela União, no site do Ministério da Educação, na página, Todos Pela Educação, há uma demonstração dos requisitos necessários para a concessão do complemento da verba destinada ao pagamento do salário básico do professor, sendo os seguintes:

·         Aplicar 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
·         Preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
·         Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino.
·         Dispor de plano de carreira para o magistério, com lei específica.
·         Demonstrar cabalmente o impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município.

A página revela ainda que em 2011 foram reservados R$ 1 bilhão para esta finalidade. Esse permissivo legal foi utilizado por 40 municípios no ano de 2010.
O valor do piso é calculado em função do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
A lei que institui o piso do magistério foi questionada mediante Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada por governadores de 5 Estados da Federação, no entanto O Supremo Tribunal Federal, julgou improcedente referido pedido, mantendo o piso salarial dos professores.
No julgamento que garantiu o piso por 8 votos a favor e 1 contra, foi defendido que o mesmo deve se referir apenas ao salário básico, ou seja, não incluindo no cômputo qualquer outra vantagem devida ao servidor.
O Ministro relator da ADIN, proferiu o seguinte pronunciamento:


“Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrínseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande número de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12, até 15 vezes mais que esse piso". (grifamos)

O Ministro Celso de Melo, em seu pronunciamento fez a seguinte declaração:


“Sou filho de professores. Vivi sempre nesse ambiente. E tenho acompanhado, desde então, essa jornada terrível que os professores da rede escolar enfrentam, sempre sendo marginalizados no processo de conquistas sociais”.

O posicionamento do STF finaliza a discussão acerca da menor remuneração possível a ser pago a categoria, contudo é bastante corriqueiro presenciar resistência dos gestores em promover o reajuste salarial, o que não é admissível, pois a cada ano o FUNDEB é reajustado, o que viabiliza o aumento do salário do professor em condições proporcionais, ademais a mesma Lei estabelece o reajuste anual, que deverá ser realizado em todos os meses de janeiro, vejamos:


Art. 5o  O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009. (grifamos)

Portanto, o pagamento do piso e seu reajuste anual, não é favor político e sim uma obrigação legal, e além de devidos, denotam em um compromisso com a educação pública e contribui com a qualidade de ensino.



 Fonte:


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pioneira na Educação dos Camaraenses

Hoje voltamos a reproduzir fatos que traduzem a evolução da localidade no tempo, trazendo ao conhecimento de todos, a história de uma das primeiras escolas, contada por uma das pioneiras na condição de professora da comunidade.
Maria Eudes de oliveira, filha de Severiano Ximango e sua primeira esposa, Maria de Lourdes Oliveira, concluiu o curso de admissão em Itapajé em 1950.
Conta ela, que em 1951 na administração de Raimundo Vieira, foi contratada pelo município de Itapajé para prestar serviços educacionais em Camará, sendo que sua primeira sala de aula funcionava na sacristia da igreja e só depois passou a funcionar no grupo escolar, sendo que ainda lecionou em sua própria casa.
Ainda em 1951, precisamente em 19 de Setembro, data do encerramento da festa da padroeira, se casou com o conhecido desportista Antonio Vaz, com quem teve cinco filhos, Orlando, Arlindo, José, Geraldo e Antonio.
Em sua época eram professoras, a Sra. Maria de Lourdes, e Santinha, esta sobrinha do vice-prefeito da época, Dioclides Ferreira, que ensinava o Mobral, no período noturno.
Foi educadora durante 11 anos, onde teve a oportunidade de ensinar várias pessoas conhecidas, como os filhos do Mundim Rozendo, do Lelim Coité, do Paulo Chichico, do João Severiano, do João Farias, dentre vários outros.
Comenta sobre a contraprestação, revelando que o profissional da educação em sua época também não tinha a devida valorização.
A professora aqui retratada se mantém sempre informada, gosta de se atualizar sobre os diversos assuntos da atualidade, acompanha as sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, e se mostra sempre por dentro dos assuntos em pauta.
Lamenta o desrespeito ao piso salarial estabelecido mediante Lei Federal aos profissionais da educação, e tem conhecimento acerca da discussão levada ao STF sobre a constitucionalidade de referida lei, que obteve improcedência do pedido.
Revelamos aos visitantes do blog que é sempre muito agradável conversar com ela, pioneira na educação dos camaraenses, também se mostra apaixonada pela localidade, e guarda muitas histórias do povo local.
Curiosidade: Na foto, com 26 anos de idade, quando ainda era professora na localidade.
Fique por dentro: Amanhã fique informado sobre a Lei que institui o piso salarial nacional para professores.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Liberdade de Expressão e o Direito de Imagem

Durante muitos anos a população foi obrigada a presenciar os fatos políticos de boca fechada, sem qualquer direito de manifestação, reinando a censura e opressão.

Hoje, porém, vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde a liberdade de expressão é uma garantia constitucional estendida a todos os cidadãos.

O fim da censura imposta pelos regimes políticos autoritários, propiciou aos profissionais da comunicação, uma amplitude no uso da sua principal ferramenta de trabalho, a palavra, propagada pelos diversos meios de comunicação.

O texto constitucional, no titulo que trata dos direitos e garantias fundamentais, estabelece os direitos e deveres individuais e coletivos, garantindo dentre outros direitos, a liberdade de expressão, plenamente resguardada no artigo 5º, incisos IV, V, IX e XIV, reproduzidos a seguir:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(...)

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

(...)

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura e licença;

(...)

XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

A carta Magna é bastante clara ao tratar da liberdade de expressão, que se estende aos diversos campos, no entanto, o texto constitucional não resguarda o anonimato, ao contrário, proíbe explicitamente.
Por outro lado, a honra e a imagem das pessoas também é plenamente garantida pela Constituição Federal, como um direito fundamental, tratada especificamente no inciso X do artigo 5º, a saber:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua convicção;

Como se observa a liberdade de expressão e a inviolabilidade da imagem, parecem se chocar, e de fato tal situação pode ocorrer, no entanto, em uma eventual colisão dessas garantias, se observará o princípio da proporcionalidade, para fazer uma ponderação entre as situações contrapostas.
No entanto, desde que observadas às condições estabelecidas nos dispositivos da Carta Política, anteriormente reproduzidos, a liberdade de expressão deve ser praticada, para que se possa promover um verdadeiro Estado Democrático de Direito, onde cada cidadão pode contribuir participativamente da Administração.
Por fim, vale salientar, que no exercício dessa garantia constitucional, o individuo deve tomar as cautelas necessárias, de modo a evitar o cometimento de ilícitos passíveis de responsabilização nas esferas penal e civil.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

De todos os camaraenses: um Feliz Aniversário!!!

“conheço cada um por nome, sei onde moram e o que fazem e sei acima de tudo o que precisam para serem felizes. Cada um tem o seu valor e muitas qualidades, que eu filho desta terra conheço bem. E foi e continua sendo por este povo que eu entrei na política, pra ajudar e satisfazer as necessidades de cada um e do todo.”

As palavras reproduzidas denotam um sentimento de grandeza incontestável e foi declarado pelo homenageado de hoje, em uma data muito importante na vida de cada camaraense. Aqui, no presente momento queremos demonstrar que o afeto é recíproco, e toda a comunidade se alegra em festejar o seu natal.

Para o conhecimento de todos, faz-se necessário reproduzirmos, embora que de forma sucinta, a brilhante história de vida do mais ilustre filho desta terra tão abençoada por Deus.

Em 02 de junho de um determinado ano, a prole do casal Zilmar Rodrigues e Expedito Gomes Rocha, residentes em Camará, ganha mais um membro, recebendo o nome de Idervaldo.  Ali passa toda a sua infância, iniciando sua vida escolar com a professora Marlene, filha da D. Maria de Lourdes, no entanto, por ser dotado de uma capacidade em grau mais avançado que os colegas, sua professora sugeriu que sua família o levasse para estudar em Itapajé, onde cursou o ensino fundamental no Ginásio São Francisco.

Mais tarde seguira para a Capital, em busca da construção de um sonho, concluindo o ensino médio na Escola Rui Barbosa.

Prestou vestibular na Unifor (Universidade de Fortaleza), onde iniciou o curso de Direito, vindo a concluir o mesmo na UFC (Universidade Federal do Ceará), cuja colação de grau ocorreu em 12 de dezembro de 1984, em seguida voltou para Itapajé, para iniciar sua carreira jurídica. Onde contraiu matrimônio com Heleusa Rocha, mãe de seus filhos Jader e Eder.


Com os ideais políticos adquiridos no meio acadêmico, ingressou no meio em 1989, candidatando-se a vereador, onde saiu vitorioso no pleito, conseguindo uma vaga para o legislativo municipal, cargo este que hoje ocupa pela quarta vez.

No transcurso de mais de vinte anos, ocupou ainda o cargo de vice-prefeito por duas vezes, nas gestões de Batista Braga (2001-2004) e Kelsey Forte (2005-2008), além de presidir a Câmara por diversas vezes.





Hoje, a comunidade de Camará brinda esta data tão especial, e sente-se honrada em poder comemorar com você, que sempre se faz presente na vida de cada um, acompanhando o desenvolver de várias gerações e contribuindo com o engrandecimento e fortalecimento comum.

Ider, sinta nesse momento o abraço de cada camaraense que tem orgulho de ser seu conterrâneo e de se sentir representado por você em todas as esferas administrativas. Saiba que sua figura é mitificada por todo esse povo que lhe admira e lhe quer bem.

Que Deus te abençoe, e que seu sucesso vivido ontem, e que se reproduz hoje, persista para SEMPRE, você merece!!!

De todos os Camaraenses: Um Feliz Aniversário!!!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Balanço do Mês de Maio

O blog Camará em Destaque, vem alcançando uma visibilidade notória, em apenas quatro meses de criação e dois de divulgação pela rádio guanacés, já possui 15 seguidores e um número de visitas diárias consideráveis.


Dia 27 o site oficial da rádio pioneira de Itapajé, colocou como um dos links sugeridos, o nosso blog, expandindo ainda mais sua popularidade. Com ótima aceitação por todos os itapajeenses e com bastante orgulho pelos camaraenses, a página fecha o mês de maio com mais de oitocentas visitas, aumentando em mais de 100%, em relação aos meses anteriores.

Estamos programando várias matérias, que começarão a ser postadas a partir de amanhã, 02 de junho, onde todos estão convidados a visitar e comentar, deixando suas sugestões e críticas. A todos um muito OBRIGADO!!!